Gás LP – LOG Gás Revendedora Autorizada Nacional Gás.

Sobre o Gás LP

O Gás LP, Gás Liquefeito de Petróleo, também conhecido como “gás de cozinha”, é um combustível formado pela mistura de dois gases extraídos do petróleo: propano e butano. Ele tem a característica de ficar em estado líquido quando submetido a uma certa pressão.

 

O Gás LP é pouco agressivo ao meio ambiente pois a sua queima é limpa, criando um ambiente de trabalho mais limpo e saudável. O Gás LP é um combustível limpo, livre de metais pesados. Sua utilização preserva o meio ambiente, evitando a derrubada de árvores e a queima poluente.A queima de lenha nas residências ou em qualquer ambiente fechado, além dos óbvios problemas ambientais da derrubada de milhões de árvores, provoca sérios problemas de saúde pela inalação de gases tóxicos (indoor-air polition) como pneumonia, câncer, catarata, tracoma, tuberculose, etc.

O Gás LP não é corrosivo e nem poluente. Também não é tóxico, mas se inalado em grande quantidade produz efeito anestésico.

Todo combustível é potencialmente perigoso por ser inflamável. Com o gás de cozinha não é diferente: assim como a gasolina, o álcool ou o querosene, o Gás LP também pega fogo com facilidade ao entrar em contato com chamas, brasas ou faíscas.

Existem diferentes tipos de embalagens para a comercialização do Gás LP, sendo a principal delas o P-13 (utilizado em residências para cocção de alimentos). Entre as outras embalagens comercializadas estão o botijão P-2(utilizado em fogareiros e lampiões), o P-20 (utilizado em moto empilhadeiras) e o P-45 ( utilizado no meio industrial, comercial e residencial) .[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

 

Sobre o Meio Ambiente

O Gás Liqüefeito de Petróleo é um dos combustíveis fósseis mais limpos que se tem disponível, por ser livre de metais pesados. Sua utilização respeita e preserva o meio ambiente ao evitar, com o seu uso maciço, a derrubada de árvores e a queima de carvão e lenha, que são extremamente poluentes.

A utilização da lenha nas residências como fonte calorífica gera um desmatamento de proporções nada desprezíveis: por exemplo, para substituir um botijão comum de Gás LP, de 13 Kg, é necessário derrubar e queimar dez árvores, em média. No Brasil, isto representa a preservação de milhões de árvores por dia.

 

Sobre os Recipientes

O Gás LP pode vir acondicionado em diferentes tipos de recipientes. Eles são padronizados e variam conforme a utilização e as necessidades dos consumidores.

O botijão portátil, de 2kg, é indicado para fogareiros de acampamento e lampiões. Ele não é adaptável a reguladores de pressão e não deve ser usado em fogões comuns (exceto em algumas regiões onde o botijão possui rosca grossa). Os botijões de 5kg e 13kg são os mais utilizados no país. Eles são empregados principalmente em fogões residenciais, para cozinhar alimentos.

O cilindro de 45kg é usado em centrais de abastecimento instaladas em locais pré-definidos. É utilizado em larga escala e em diferentes situações, tais como residências e estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes, lavanderias, indústrias, hospitais e escolas.

O cilindro de 90kg é empregado por consumidores que precisam de um maior volume de gás, como nos segmentos comerciais, industriais e institucionais.

O Gás LP também pode ser usado como combustível para motores de veículos. No Brasil, esse uso é liberado apenas para empilhadeiras. Existe um cilindro de 20kg específico para essa finalidade. É o único recipiente de Gás LP que deve ser usado na horizontal, pois todo o seu sistema é projetado para o funcionamento nessa posição, uma vez que o consumo se dá na fase líquida e não na de vapor, como nos demais recipientes.

 

Uso Comercial

Conhecido e utilizado no dia-a-dia por um incalculável número de estabelecimentos, o Gás LP é capaz de oferecer inúmeras soluções de fornecimento de energia às atividades de comércio, quaisquer que elas sejam.
O Gás LP é a mais versátil forma de energia para a cocção de alimentos e para o aquecimento de água. Por este motivo, ele é o segundo energético mais utilizado pelo Setor Comercial do país.

Apesar disso, pouco a pouco os usuários do Gás LP estão descobrindo a versatilidade desse energético para inúmeras outras aplicações, sem falar da sua competitividade em preço quando comparado com outras fontes de energia utilizadas nas atividades de comércio.

Poucas fontes de energia disponíveis são puras e limpas, com desprezíveis emissões de poluentes durante a queima e que podem produzir altas temperaturas possíveis de serem controladas. O Gás LP desponta como a melhor delas.

A flexibilidade do Gás LP faz dele a melhor escolha para os estabelecimentos comerciais que primam em oferecer serviços e produtos de qualidade a seus clientes.
O Gás LP pode ser utilizado em resorts, hotéis, pousadas, restaurantes, bares, cozinhas industriais, padarias, confeitarias, pastelarias, shopping centers, hospitais, casas de saúde, lavanderias e demais estabelecimentos comerciais que precisem de um energético eficiente para fogões, fornos, estufas, lavadoras, secadoras, aquecedores, condicionadores de ar entre outros tipos de equipamento.

No setor de hotelaria: Esse é um Setor onde muitos estabelecimentos estão afastados dos grandes centros, exigindo por esse motivo que as principais fontes de energia sejam disponíveis, contínuas e, principalmente, armazenáveis.

O Gás LP apresenta-se como a melhor opção para ser empregado nas cozinhas, bares, e restaurantes de resorts, hotéis e pousadas de todos os tipos, tamanhos e localização, fornecendo energia para fogões, estufas, fornos, assadeiras, caçarolas, grills, fritadeiras, cafeteiras entre outros equipamentos normalmente utilizados nesses estabelecimentos. Se apresenta como melhor opção para o aquecimento de água de banho.

  • Lavanderias: Resorts e hotéis de maior porte que oferecem os serviços de lavanderia, onde o consumo térmico é muito elevado, na lavagem e secagem de roupas, em processos onde é necessário o calor direto ou indireto, que normalmente envolve vapor, o Gás LP é a melhor escolha pela sua vantagem econômica sobre outros combustíveis, tais como a Energia Elétrica e o Gás Natural. O Gás LP também se apresenta como uma excelente opção de energético que não agride o meio ambiente.
  • No Setor de Alimentação: Da mesma maneira que o Setor de Hotelaria, o Setor de Alimentação oferece serviços ao consumidor sob a forma de comestíveis e nesse caso o Gás LP é imbatível. Qualquer dos melhores chefs do mundo irá dizer que prefere cozinhar com o Gás LP pela sua incrível capacidade de gerar, sob estrito controle, temperaturas de todas as gradações, permitindo que as mais variadas receitas sejam transformadas em refeições e pratos de qualidade.Também em restaurantes a climatização dos ambientes pode ser feita com o emprego de equipamentos centralizados que utilizam o Gás LP como combustível.
  • No aquecimento de ambientes: O Gás LP pode ser utilizado para aquecer ambientes internos e externos.
    No aquecimento interno, o equipamento mais comum é o aquecedor de ambientes que é composto de um gabinete metálico que envolve um recipiente onde o gás está contido. O Gás LP também pode ser utilizado em lareiras, mantendo o prazer proporcionado pelo uso das mesmas mas com a vantagem de não utilizar a lenha, que também é um combustível cuja queima é altamente prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente. No aquecimento externo são utilizados equipamentos denominados de “patio heater” que possuem as mesmas características dos aquecedores de ambientes. São equipamentos que podem ser mudados de lugar, garantindo o conforto das atividades externas de lazer, em dias ou noites mais frias.

Uso Industrial

A indústria se apresenta como um ambiente totalmente adequado para o emprego do Gás LP já que quase nenhum outro combustível é limpo, com baixas emissões de poluentes e produz altas temperaturas controláveis e estáveis.

É por esse motivo que em países onde a cultura do uso do Gás LP está num estágio mais avançado do que no Brasil, o setor industrial é aquele onde essa fonte de energia possui o maior número de aplicações, sendo sua participação na matriz energética de cada indústria bastante expressiva.

O Gás LP permite o aquecimento homogêneo de equipamentos de toda natureza, o controle da pureza dos processos, a modulação da chama, a concentração, controle e estabilidade da temperatura para aplicações na indústria siderúrgica, metalúrgica, automobilística, naval, têxtil, de fundição, de papel e celulose, vidro, cerâmica, alimentos, bebida, plástico, cimento, asfalto entre centenas de outras tantas aplicações que fazem do Gás LP um energético de alta performance.

Além disso, por sua pureza e ausência de enxofre, o Gás LP é considerado um energético nobre que também pode ser utilizado em processos da indústria química, farmacêutica e de cosméticos onde a demanda por qualidade é altíssima.

Outras Vantagens do Gás LP para a Indústria

  • Além dos comprovados resultados apresentados pelo Gás LP em suas inúmeras aplicações na indústria, como alternativa a outras fontes de energia, é importante destacar outras vantagens desse energético, muitas vezes não percebidas pelos consumidores:Quando submetido a uma pressão média ou a uma baixa temperatura, o Gás LP se liquefaz, possibilitando uma eficiente armazenagem e estocagem, ainda que utilizado como gás pelo consumidor, mesmo que esse esteja situado a centenas de quilômetros da fonte supridora do produto, permitindo, em decorrência dessa característica, que o produto possa ser transportado em qualquer quantidade, tanto a granel quanto envasado em recipientes transportáveis, adaptando-se facilmente à finalidade a que se destina.
    Por essas facilidades, o Gás LP não requer grandes investimentos em infraestrutura de distribuição, como ocorre, por exemplo, com a Energia Elétrica que requer pesados investimentos em linhas de transmissão e redes de distribuição ou com o Gás Natural com gasodutos e redes de distribuição.
  • Outra característica do Gás LP, diferente de outros combustíveis, é a de não se deteriorar com o tempo, podendo ser armazenado por longos períodos para uso futuro, funcionando como excelente opção de “back-up”.
  • O Gás LP também é uma solução rápida e de baixo custo para conversões de energia elétrica e substituição de outros combustíveis, como diesel e óleo combustível.
  • O Gás LP não demanda mão de obra para operar sua infraestrutura instalada numa indústria como outros combustíveis. Como exemplos: a Lenha e o Carvão Mineral que exigem um contingente de pessoas para a estocagem e manuseio; o Óleo Combustível que por ser muito denso exige um uso maior de eletricidade em bombas para fazê-lo chegar até os queimadores e o Diesel que exige constante limpeza de equipamentos e construções por seu alto teor de poluentes.
  • O Gás LP é uma fonte de energia altamente concentrada, de alta eficiência, possuindo reduzidas emissões de resíduos não queimados, de monóxido de carbono ou de outros poluentes como os produzidos pela combustão incompleta da Lenha, do Carvão, do Óleo Combustível e da Gasolina.
  • Por sua pureza natural, a queima do Gás LP é limpa, sem a produção de fuligem ou emissão de compostos de enxofre e nitrogênio. Além disso, em caso de vazamento, o Gás LP não contamina o solo nem aquíferos.Essas qualidades e características, aliadas aos atributos de competitividade, disponibilidade, menor agressão ao meio ambiente e à saúde justificam uma maior utilização do Gás LP como fonte de energia alternativa na indústria em geral.

Nas indústrias, o Gás LP tem os principais usos:

  • Metalurgia;
  • Corte térmico e oxi-corte;
  • Fornos (Indústrias de Cerâmica).
  • Combustível de empilhadeiras

Uso Residencial

A Utilização do Gás LP em residências

O uso do Gás LP em residências é o mais difundido no mundo todo. Esse incrível energético por suas características de disponibilidade, armazenamento, transporte, limpeza, segurança, baixo custo, entre outros atributos, o fazem presente em qualquer lugar e ser conhecido como um energético “multiúso”.

O consumo mundial de Gás LP em residências atinge pouco mais de 48% do consumo total. No Brasil esse percentual cresce para 80%. Isso pode ser explicado pelo intenso uso do Gás LP no preparo e cozimento de alimentos (cocção), onde o recipiente de 13 kg, mais conhecido como “botijão de gás” ou “P13”, responde por 94% desse consumo.

Apesar disso, o consumidor brasileiro ainda não conhece as inúmeras aplicações domésticas que essa fantástica fonte de energia possui.

O Gás LP é bem mais do que se pode imaginar. No uso residencial, comparado a outras energias, como Gás Natural e a eletricidade, o Gás LP pode ser até 70% e 25% mais econômico, respectivamente.

Em linhas gerais, o Gás LP é utilizado em residências para as seguintes finalidades:

  • No preparo e cozimento de alimentos (cocção): O Gás LP pode ser considerado “o calor que obedece a você” pois fornece uma chama limpa, de grande poder calorífico e absolutamente controlável, o que faz desse energético o preferido para o preparo e o cozimento de alimentos.
  • No aquecimento de ambientes: O Gás LP pode ser utilizado para aquecer ambientes internos e externos.No aquecimento interno, o equipamento mais comum é o aquecedor de ambientes que é composto de um gabinete metálico que envolve um recipiente onde o gás está contido.O Gás LP também pode ser utilizado em lareiras, mantendo o prazer proporcionado pelo uso das mesmas mas com a vantagem de não utilizar a lenha, que também é um combustível cuja queima é altamente prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente.No aquecimento externo são utilizados equipamentos denominados de “patio heater” que possuem as mesmas características dos aquecedores de ambientes. São equipamentos que podem ser mudados de lugar, garantindo o conforto das atividades externas de lazer, em dias ou noites mais frias.
  • Aquecimento de água: O Gás LP apresenta todas as vantagens técnicas da Energia Elétrica no aquecimento de água. Contudo, a maior vantagem é a economia que o Gás LP apresenta em relação à Energia Elétrica, que pode ser vista na conta de consumo.Nas instalações centralizadas de geração de água quente para uso em banheiros, cozinhas ou áreas de serviço das residências, o Gás LP se apresenta como o energético mais adequado para ser empregado nos aquecedores.
    Além de ser seguro, o Gás LP fornece de imediato um fluxo constante de água quente, propiciando maior conforto ao consumidor final, sendo até 25% mais barato do que a Energia Elétrica, o que representa uma economia significativa para seus usuários.
  • Churrasqueiras: As churrasqueiras que utilizam um recipiente de Gás LP podem ser usadas em jardins, áreas externas ou varandas. Além disso, as churrasqueiras que utilizam o Gás LP como combustível não causam os malefícios do carvão, combustível comumente usado, que é extremamente prejudicial à saúde pela liberação de gases e partículas nocivas.

Na Fazenda

O Gás LP há muitos anos é amplamente utilizado nos Estados Unidos e na Europa no Agronegócios. Os fazendeiros, produtores, criadores e indústrias há muito descobriram as vantagens de utilizar o Gás LP em seus negócios na busca de uma maior qualidade para seus produtos e evitar a contaminação dos mesmos por poluentes derivados da queima.

Em relação a outros combustíveis utilizados no Agronegócios o Gás LP desponta como a melhor solução por conta das seguintes características:

  • É um energético que possui uma queima limpa;
  • É possível controlar a temperatura da queima;
  • Não produz sedimentos oriundos da queima;
  • É um energético que pode ser transportado e estocado;
  • Substitui defensivos agrícolas de natureza química, evitando dessa forma a contaminação do solo e dos aqüíferos subterrâneos, rios, lagos e mares;
  • Permite uma produção mais natural;
  • Evita a derrubada de matas e florestas nativas, substituindo com maior eficiência a lenha e o carvão vegetal;
  • É o energético que menos agride o meio ambiente;

As maiores oportunidades de Utilização do Gás LP na Agricultura:

  • Na Secagem e/ou Torrefação de Grãos, Frutas, Vegetais e Folhas: O intenso uso da lenha, do carvão vegetal ou do pó de serra, na secagem e/ou torrefação dos produtos agrícolas não só os contamina diretamente com HPA (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos), agentes comprovadamente cancerígenos, como também contaminará os produtos oriundos da manipulação desses grãos, tanto para consumo humano como para consumo animal, como é o caso das rações. Enfim, é a contaminação de toda a cadeia alimentar.O emprego do Gás LP na secagem e/ou torrefação dos produtos agrícolas não só permite um controle mais efetivo da temperatura bem como trás economias, já que apesar de ser mais barata do que o Gás LP, a Lenha, o Carvão Vegetal ou o Pó de Serra exigem o emprego de mão de obra para manuseio por ser um sistema manual de abastecimento aos processos de queima.
  • No Controle do Crescimento e Proliferação de Erva Daninha: Outros agentes altamente poluentes bastante utilizados na agricultura para a exterminação de ervas-daninhas são os pesticidas químicos que além de agredir o solo, também contaminam os aquíferos subterrâneos, os rios, lagos e mares.O Gás LP vem demonstrando ser um excelente substituto desses produtos. A queima da erva-daninha se dá pela chama existente num capinador térmico abastecido pelo Gás LP que se encontra acoplado a um trator
  • Aquecimento e higienização de ambientes necessários na criação das aves: Na avicultura o Gás LP é bastante utilizado no aquecimento do ambiente de criação das aves, em substituição a Lenha. Estudos feitos pela Embrapa mostram que aves provenientes de ambientes aquecidos com o Gás LP ganham mais massa rapidamente, reduzindo o período de produção.Com a queima controlada, o Gás LP pode reduzir os custos de produção dos avicultores, já que nas regiões mais frias o aquecimento do ambiente chega a ter um peso relativo preponderante. A Lenha além de não permitir o controle eficaz da temperatura, é um processo manual que necessita do emprego de mão de obra para manuseá-la.O Gás LP também pode ser utilizado em substituição a outras fontes de energia menos nobres e altamente poluentes na esterilização e higienização dos galpões onde as aves são criadas.
  • Geladeira: A geladeira à gás foi projetada para casas afastadas das cidades, principalmente em sítios e fazendas onde a energia elétrica não chega. Elas utilizam o Gás LP como fonte de energia. Seu sistema de trocas de calor se dá com o gás de amônia e tem seu fluxo provocado por uma chama alimentada pelo Gás LP e é totalmente silencioso. Este silêncio se dá pelo fato de a geladeira não possuir compressor e sim resistência. O aquecimento é que provoca o deslocamento do gás interno do sistema, que por absorção troca calor de dentro para fora.